por

Reinstalando o Mikrotik por Cabo Serial

17 de dezembro de 2013 em Dicas-geral

Reinstalando o Mikrotik por Cabo Serial

A maioria dos modelos RBs possuem uma saída serial para um acesso de emergência caso você perca o acesso ao seu Mikrotik. Neste acesso você consegue visualizar todo o boot da placa, como se estivesse visualizando um computador carregando o sistema operacional, e pode interromper o boot para formatar e reinstalar o Mikrotik se desejar.
Mas não é qualquer cabo serial que consegue criar a comunicação entre a RB e o PC, deve-se utilizar um cabo serial cruzado. Abaixo segue a pinagem para montagem do cabo serial:

image001

 

Com o cabo em mãos, e conectando a saída serial do PC com a RB, estamos prontos para começar os procedimentos.

Antes de ligar a routerboard, você já tem que estar com o Hyperterminal aberto (aplicativo que irá se comunicar com a RB) e configurado. Se você está usando o Windows XP, basta encontra-lo no menu Iniciar (Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Comunicações, Hyperterminal), porém se estiver no Windows Vista ou Windows 7 você terá um problema, pois eles não possuem este terminal integrado. Você pode copiar o Hyperterminal do Windows XP, ou fazer o download dele neste link.

Ao abrir o Hyperterminal, você deverá colocar um nome na conexão que irá criar, este você pode colocar o que quiser e clicar em OK, após deve–se selecionar a porta serial que você conectou a RB (geralmente COM1) e clicar em OK novamente, para assim finalizar com a configuração que mostra na figura abaixo:

 

image002

 

Após configura-lo desta forma, clique em OK e verá a janela do Hyperterminal em branco com apenas um cursor piscando, aguardando receber alguma coisa pela porta serial. Este é o momento para ligar a sua RB. Ao ligar verá uma mensagem pedindo uma tecla para parar o BOOT, então o faça. Ao apertar alguma tecla, o seguinte menu irá aparecer:

Você pode comandar este menu com as teclas que estão ao lado esquerdo das opções. Pressione então a tecla “O”, para alterarmos a configuração de Boot da RB

Um novo menu irá aparecer:

image003

Você pode comandar este menu com as

teclas que estão ao lado esquerdo das opções. Pressione então a tecla “O”, para alterarmos a configuração de Boot da RB.

Um novo menu irá aparecer:

image004

A opção que conter o asterisco, é a opção que está atualmente selecionada. Para reinstalarmos o Mikrotik temos que alterar o boot para a porta Ethernet, para isso pressione a tecla “E” (boot over Ethernet).

Você voltara ao menu principal. Agora que já alteramos a configuração de boot, ainda com a janela do Hyperterminal aberta e com o cabo serial conectado, conecte também o cabo de rede na Porta 1 de sua RB (se for RB da serie 1000, utilize a porta que esteja com nome de BOOT), somente nesta porta é possível realizar a atualização!

Acesse o endereço http://www.mikrotik.com/download.html e faça o download do pacote Combined Package de sua RB e também do utilitário NetInstall.

image005

Grave o Combined Package em seu Desktop, ou algum outro lugar que considere fácil de encontrar, extraia o NetInstall e deixe ele aberto. É importante lembrar que se estiver fazendo este procedimento no Windows 7, você deve manter o Firewall do Windows e o UAC desativados.

Agora iremos configurar o NetInstall. Clique na opção Netbooting e configure algum IP (192.168.2.1 por exemplo) e clique em OK.

image006

Agora temos que configurar o IP de sua placa de rede para ficar na mesma faixa de IP que você fixou no NetInstall, e assim conseguir se comunicar com a RB. Então vá na configuração de IP da sua placa de rede e coloque o IP 192.168.2.100, por exemplo. Se estiver no Windows XP, deixe apenas o IP 192.168.2.100 e desative as demais placas de rede do computador, pois pode haver uma demora maior na instalação do mikrotik ou nem mesmo funcionar.

Voltemos agora para o Hyperterminal. Aperte a tecla X para sair do menu e reiniciar a routerboard e verá que a mensagem de pressionar uma tecla para interromper o BOOT irá aparecer novamente. Desta vez ignore a mensagem e não aperte nada. Você verá uma mensagem de que a placa está tentando o boot pelo protocolo bootp:

image007

Se tudo der certo a RB irá apitar e você verá a seguinte tela:

image008

Agora volte ao NetInstall e veja que sua RB apareceu em “Routers/Drivers”. Clique em cima dela (você consegue ver pelo MAC se é a sua RB mesmo). E após clique abaixo em Browser para procurar pelo seu pacote de instalação. Basta apontar para a pasta que você salvou o pacote e clicar em OK.

image009

Agora selecione o pacote e clique em install. Você verá que uma barra de progresso começará a subir tanto no NetInstall quanto no Hyperterminal.

image010

Ao completar a instalação, volte à janela do Hyperterminal e aperte Enter para reiniciar a RB e finalizar a instalação. Veremos de novo a mensagem para interromper o boot, e agora interromperemos novamente para podermos voltar o boot para a memória interna da RB.

No menu principal pressione a tecla “O” (boot device), e no menu seguinte pressione a tecla “N” (boot from NAND, if fail then Ethernet), e de volta no menu principal pressione “X” para Sair.

Agora deixe a RB iniciar sozinha, e você verá o processo de boot do Mikrotik:

image011

E por fim, irá ver a tela de Login do Mikrotik!!

image012

Pronto!!

Desta forma você pode fechar todos os programas e desconectar o cabo serial, pois já terá mikrotik novinho em folha, reinstalado!

Fonte: http://www.linkteck.com.br

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas