por

Instalar o Windows 8 a partir do USB no sistema com UEFI

29 de abril de 2013 em Windows

1. Habilitar UEFI

Essa etapa varia, naturalmente, de computador para computador. A maioria dos novos computadores (sejam notebooks, desktops ou servidores) vêm com os dois sistemas – BIOS e UEFI. E, por padrão, vêm com o BIOS habilitado para garantir compatibilidade com sistemas operacionais que ainda não suportem o novo UEFI.

Aqui um exemplo de como é Habilitado na bios.

bios

2. Preparar o pen drive USB

Depois de muito quebrar a cabeça e pesquisar mais ainda na internet, veio a explicação (que, agora, soa bem óbvia): pen drives, por padrão, são formatados usando o padrão MBR, que é o formato de partições usado e reconhecido pelo BIOS. Sistemas UEFI, por outro lado, usam o formato GPT. Logo, o “truque” é reformatar o pen drive no formato GPT.

Para isso, conecte seu pen drive e abra um prompt de comando elevado (os exemplos abaixo foram feitos num sistema já com Windows 8, mas funcionam também numa máquina com Windows 7).

  1. Digite diskpart e depois digite list volume para localizar seu pen drive:

SNAGHTML34eb2e

  1. Essa etapa é bem importante. Preste muita atenção no número do volume do pen drive (no meu exemplo acima, é o número 5). Se você anotar o número errado, pode apagar seu HD!
  2. Agora apague o volume do pen drive. Sem isso, não é possível reformatá-lo como GPT. Execute, na sequência, select volume <volume-do-seu-pen-drive> e então delete volume override para apagar o volume
  3. . Agora, para podermos criar nossa partição GPT, é preciso primeiramente converter o disco. Execute o comando convert gpt:

imagen4

4.Agora podemos criar nossa partição. Ela deve ser primária e formatada como FAT32. Para isso, execute os comandos create partition primary e format fs=fat32 label=”Windows 8″ quick:

i

  1. Agora seu pen drive está pronto! Copie o conteúdo da imagem ISO do Windows 8 para dentro de seu pen drive, dê o boot e divirta-se com seu novo computador!

3. Copiar o Windows para dentro do pen drive USB

Agora seu pen drive está pronto! Copie o conteúdo da imagem ISO do Windows 8 para dentro de seu pen drive (sim, é só copiar; não precisa fazer nada de especial), dê o boot e divirta-se com seu novo computador!

Fonte:http://blog.lambda3.com.br

 

 

Uma opção Rufus.

. 1 Baixe a última versão do Rufus no link abaixo e salve-o é exe para o seu desktop.. NOTA: Este é um arquivo exe autônomo que não instalar nada no seu PC .

DOWNLOAD

 

. 2 Conecte seu drive flash USB , se você não tiver já. 3. Execute o rufus_v # # # exe. arquivo e clique / toque em Sim se for solicitado pelo UAC. NOTA: # # # = número da versão mais recente. 4. Definir Rufus com as configurações abaixo: (ver imagem abaixo o passo 5)

 

  • Sob dispositivo , selecione o drive flash USB que deseja formatar e usar.
  • Sob esquema de partição e tipo de sistema alvo , selecione esquema de particionamento GPT para computador UEFI .
  • Sob sistema de arquivo , selecione FAT32 (padrão).
  • De acordo com tamanho do cluster , selecione o (Padrão) (ex: 16 kilobytes ou 4096 bytes) que listou.
  • Sob opções de formato , verifique formatação rápida .
  • Sob opções de formato , verifique Criar um disco de inicialização usando , clique / toque no ícone browse Nome: icon.jpg Visualizações: 90167 Tamanho: 1.2 KBpara navegar e selecionar o seu 64-bit Windows 7 ou Windows 8 ou o Windows 8.1 ISOarquivo.
  • Sob opções de formato , verifique Criar rótulo estendida e arquivos de ícone .
  • Sob rótulo novo volume , você pode digitar o nome que quiser para o flash drive USB, ou deixe o nome padrão.

 

5. Quando estiver pronto, clique / toque em Iniciar . (Ver imagem abaixo)

Rufus

 

6. Clique / toque em OK para confirmar. (Ver imagem abaixo)

Rufus-confirm

 

7. Rufus agora vai começar a criar o boot UEFI USB flash drive. (Ver imagem abaixo)

 

 

Rufus_working

 

8. Quando Rufus está “concluído”, você pode fechar Rufus. (Ver imagem abaixo) NOTA: Pode demorar um pouco para terminar .

Rufus_Done

 

9. Agora você está pronto para fazer uma instalação limpa do Windows 7 ou Windows 8/8.1 utilizando UEFI com o seu boot UEFI USB flash drive.

 

4 respostas a Instalar o Windows 8 a partir do USB no sistema com UEFI

  1. no meu caso deu um erro com a seguinte mensagem:
    “Erro do Serviço de Disco Virtual:
    O disco especificado não é conversível. CD-ROMs e DVDs são exemplos de discos que não são conversíveis.”

    e eu perdi meu pen drive agr, o windows nao reconhece nem formata

  2. Cara e so seguir o tutorial ai certinho que nao tem erro, eu ja fiz varias X nunca deu problema..

  3. realmente com alguns pendrive deu o erro usei um de 16gb ele perdeu o formato … ficou em formato RAW … mas usei outro pendrive de 8gb e funcionou bem converti o pendrive copiei o windows para dentro do mesmo … porem o notebook com sistema UEFI não reconhece o pendrive do mesmo jeito … lembrando o notebook é um acer com serial na bios modelos novos … quando eu coloco o windows 8.1 eu consigo rodar ate pelo drive de DVD e ele nem precisa trocar a bios pelo modo LEGACY … posso deixa-lo em modo UEFI que vai direitinho agora o windows 8 não funfa de jeito nenhum

  4. Ola. Você seguiu direitinho ai o tuto eu fiz em varios deu tudo certinhho…

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas